43m² muito bem resolvidos

Nesse apartamento pequeno, tudo o que os moradores mais amam tem seu espaço

Há 7 anos, o casal de fotógrafos Frankie e Marília compartilha a rotina em um apê de 43m² na região da Av. Paulista. No bairro, eles têm acesso a  tudo o que precisam – o escritório fica ao lado, a família mora por perto e os lugares que frequentam estão a poucos passos de distância. Essa facilidade foi o que pautou a decisão de reformar o espaço, por mais que algumas pessoas não entendessem a ideia: “Tivemos um episódio com um engenheiro que veio fazer um orçamento e achou que nós éramos loucos por investirmos em um apartamento desse tamanho, porque com o valor da reforma e do imóvel, poderíamos morar em um lugar maior em outro bairro. Já os arquitetos, que sempre entenderam nossa filosofia de vida, compraram nossa briga, e aqui estamos hoje”, conta Frankie.

Na verdade, o fotógrafo mora no endereço há 12 anos, mas sua vida e rotina mudaram quando o apê passou a ser um lar para dois. Com o dobro de informações e vivências, novas necessidades surgiram, e a reforma se tornou cada vez mais indispensável. O banheiro era grande demais; os móveis, pouco funcionais; não havia separação entre quarto e os outros ambientes; e a cozinha tinha problemas de planejamento. Com muitas demandas e metragem reduzida, os maiores desafios eram aproveitar melhor os espaços e distribuir a entrada de luz natural, que se dá basicamente pela janela do quarto.

Os responsáveis pelo projeto foram o pessoal do escritório Sabará Arquitetura junto com a arquiteta Mariana Wilderom. O morador conta que a forma como chegaram até eles foi um tanto quanto surreal: “Já estávamos há muito tempo procurando as pessoas certas para abraçarem a reforma, até que um dia, em uma sorveteria em Pinheiros, enquanto conversávamos sobre esse dilema, um rapaz sentado ao nosso lado escutou a conversa e se ‘intrometeu’, falando que talvez tivesse a solução. Ele nos deu a indicação do escritório e vimos que era exatamente o que queríamos. Quando os conhecemos ao vivo parece que tudo se alinhou”. A marcenaria também foi projetada por Mariana, que teve o cuidado de usar as malas de equipamentos fotográficos como medida base para a estante principal, adaptando-a ao máximo para as necessidades do casal.

A preocupação com a iluminação do apê pautou muitas escolhas, entre elas a porta de vidro que separa o quarto e também a cor rosa na parede entre sala e banheiro. Na decoração, inspirações e lembranças de viagens se espalham pelas paredes, prateleiras e bancadas, como uma fotografia de Olivia Bee que Frankie deu de presente para Marília tempos atrás ou o pôster de um show do Bon Iver que os faz lembrar de uma viagem a Barcelona. Se, por um lado, a limitação de espaço não permite grandes acervos decorativos, por outro, a relação com o consumo foi ressignificada de forma mais consciente: “Temos só o que precisamos ou realmente queremos muito. É impressionante o quanto morar em um apartamento pequeno faz a gente ficar mais seletivo sobre o que entra em casa”, eles contam.

Para aqueles que também vivem em imóveis não tão grandes, Frankie e Marília deixam uma dica preciosa, que vai além do uso material do lugar e diz muito sobre o companheirismo que compartilham: “Viva com uma pessoa que te entenda e saiba respeitar seu espaço quando você precisa, mesmo em uma casa pequena”. Para eles, o que faz do apartamento um verdadeiro lar são suas próprias presenças e o cuidado de estarem livres de excessos. “Somos sortudos por sermos pessoas que têm o suficiente”.

Fotos por Gisele Rampazzo

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 18

  1. Olá! Adorei o projeto! Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi o piso, muito lindo! É um porcelanato? Poderia dizer qual? Grata!

    Responder
    • Oi Giselli, tudo bom?
      Esse apêzinho é uma graça. O piso é um material que se chama granilite, não é porcelanato.
      Beijos

      Responder
  2. Adoro a página, sempre com boas idéias e histórias. Essa marcenaria quem faz? quem desenha e quem executa?

    Responder
    • Oi Jana, tudo bem??? Que amor, obrigada! A marcenaria foi pensada pela arquiteta Mariana Wilderom e executada por um fornecedor dela. Infelizmente não temos o contato do marceneiro. Beijos

      Responder
  3. Olá meninas, tudo bem? Quando vcs colocam uma nova casa? Sempre fico ansiosa pelas novidades. Obrigada. Beijos pra vcs e parabéns pelo trabalho primoroso.

    Responder
    • Oi!! Tudo bem? Amamos quando vocês reparam que não teve matéria! Sinal de que acompanham tudo bem de perto. 🙂 Essa semana não teremos história, mas voltamos em ritmo total semana que vem!!

      Responder
  4. Numa rotina tão intensa como a que temos hj, temos que ter a sabedoria de entender o que é prioridade e unir com a praticidade em viver. Decisão sábia dentro da rotina do casal e investir em boa decisões requer ousadia. Feliz resultado! Parabéns

    Responder
  5. Lindo <3 sabem dizer de onde é esse sofá cama da sala?

    Responder
  6. Parabéns! O apartamento ficou maravilhosamente delicado, gostoso…dá vontade de entrar e ficar!

    Responder
  7. Amei a porta de serralheria! Vocês poderiam me dizer qual empresa fez?

    Responder
    • Oi Sabrina, tudo bem? Sobre a serralheria: são profissionais que fazem parte da equipe de obra dos arquitetos. Infelizmente não temos esse contato. Beijos

      Responder
  8. gente, amei demais esse espaço! amo apartamentos pequeninos vocês poderiam, por favor, informar a referência dessa tinta rosa? to apaixonada! obrigada!

    Responder
    • Oi, tudo bem? Bacana o apê né??? Sobre a tinta: foram feitos uns 5 testes de cor na reforma. Uma delas era a Saia Justa, da Suvinil, mas os arquitetos já não têm certeza de qual foi escolhida.

      Responder
  9. Lindíssimo esse apartamento e muito funcional parece bem maior que a metragem.
    Muito bem planejado.

    Responder
  10. Meu deus que delicinha de apartamento! A delicadeza das cores torna tudo muito aconchegante.Minha cara. Parabéns!

    Responder
  11. Adorei .Muito bem planejado.Parabéns para os arquitetos e pro casal proprietário

    Responder