Enxoval-cápsula: um novo conceito

Seu quarto lindo todos os dias com roupas de cama versáteis

Quem se interessa por moda provavelmente já ouviu por aí o termo armário-cápsula, mas se você não faz ideia do que estamos falando, calma que vamos explicar melhor. O conceito surgiu há alguns anos e prioriza a qualidade ao invés da quantidade na hora de comprar roupas e montar looks. O objetivo é ter um número reduzido de peças de boa qualidade que combinem entre si e permitam diversas variações ao longo das semanas – assim é possível brincar com composições diferentes e seu acervo de roupas parece maior do que realmente é. Bacana, né? Mas por que estamos tocando nesse assunto em um blog de decoração?

Descobrimos que é possível trazer esse conceito para o universo do morar, e assim surgiu a ideia de montarmos um enxoval-cápsula com as peças incríveis do Mundo do Enxoval. A lógica é basicamente a mesma: investir em roupas de cama versáteis que combinem entre si, garantindo visuais diferentes. É uma forma mais interessante de montar um enxoval, pois com menos quantidade de itens você consegue resultados bem variados e assim pode apostar na qualidade. O segredo está em escolher 2 ou 3 conjuntos de lençóis, fronhas e capas de edredom que possam ser mesclados de forma harmoniosa, multiplicando as opções.

Para mostrar essas combinações na prática, montamos 3 looks diferentes de roupa de cama no quarto lindo do Felipe, filho do designer Fernando Jaeger. Variamos cores, modelos e texturas para criar um espaço aconchegante e um enxoval completo e funcional. Olha só como ficou:

VERSÃO 1

Essa primeira composição tem um ar mais romântico, pautado pela mistura dos tons de cinza e de rosa. O jogo de lençol escuro e neutro é um coringa, pois combina com colchas e capas de edredom de todas as cores e foge do comum (que seria o branco). Ao montar um enxoval-cápsula é importante ter isso em mente: as cores devem casar entre si, portanto é sempre bom incluir algumas peças básicas que funcionariam em mais de um look. Itens menores e fáceis de trocar – como capas de almofadas, mantas e fronhas – também são um bom investimento, pois conseguem mudar rapidamente o clima do quarto, mesmo que a roupa de cama não mude por completo.

ONDE ENCONTRAR

AS PEÇAS QUE COMPÕEM ESSE LOOK

VERSÃO 2

O segundo look é o mais sóbrio e neutro de todos, e nele usamos um jogo de lençol branco atemporal. Esse item é indispensável no enxoval-cápsula, pois orna com todas as outras peças do conjunto. A dose extra de aconchego fica por conta das texturas, que também são muito importantes na hora de montar um quarto: dê preferência a tecidos naturais de toque suave e texturas que reforcem essa sensação de acolhimento, como o tricô das capas de almofada. Se estiver na dúvida sobre que edredom comprar, faça uma escolha prática e invista em capas de edredom. Elas não ocupam tanto espaço no armário e podem ser lavadas ou trocadas com mais facilidade.

ONDE ENCONTRAR

AS PEÇAS QUE COMPÕEM ESSE LOOK

VERSÃO 3

Para que todas as composições façam sentido, é legal se pautar pela própria decoração do quarto antes de montar o enxoval. Nesse caso escolhemos um espaço bem neutro, com poucas cores e móveis de madeira, porém se o seu quarto tiver um elemento colorido marcante, como uma parede azul, por exemplo, é essencial levar isso em consideração na hora de eleger os tons das peças. Na versão 3 do enxoval, adicionamos o bege à dupla de cinza e rosa, usando mais uma capa de edredom versátil do mesmo modelo. Outra dica bacana que vale comentar é usar o jogo de lençol descombinado: o lençol de elástico de um tom e o de cobrir de outro.

ONDE ENCONTRAR

AS PEÇAS QUE COMPÕEM ESSE LOOK

E então? Gostou da ideia de montar um enxoval-cápsula e pensar na arrumação diária do quarto de forma mais prática? Nos próximos meses vamos falar um pouco mais sobre o tema e dar novas dicas pensadas junto com o Mundo do Enxoval em nossas redes sociais. Fiquem ligados!

Fotos por Maura Mello / Agradecimentos: arranjos Varanda Flores e móveis da marca Fernando Jaeger

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 5

  1. Tudo lindo! Gosto sempre dos detalhes, como as plantas. Poderia me dizer que planta é a do vasinho (ou garrafinha) verde? E onde consigo esse vasinho?

    Reply
    • Oi, tudo bom?
      Puts, agora você nos pegou! Difícil saber o nome da planta. Parece um ramo de jasmim talvez?
      Provavelmente foi colhido no jardim da própria casa mesmo. E a garrafinha também infelizmente não sabemos onde encontrar igual. 🙁
      Beijos

      Reply
  2. Olá! Esse banco na frente da cama foi comprado aonde? Beijinhos e parabéns por esse trabalho lindo que vcs fazem.

    Reply
    • Oi Carolina, tudo bom?
      Que amor, obrigada pelo carinho…
      O banco é da marca Fernando Jaeger também – o morador é filho do criador da marca.
      Bjs

      Reply
  3. Que ideia interessante!!! Adorei 🙂

    Reply

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa