O sonho de morar em uma casinha de vila ganhou novos contornos quando a designer Daniela descobriu um apartamento com vista para as árvores na Vila Mariana. Encantada com o potencial do apê, Dani não demorou muito para convencer a designer Rafaela de que aquele seria o lugar perfeito para elas construírem um lar. “Nossos gostos e referências são bem parecidos, então não tivemos muita dificuldade em unir nossos dois mundos. Na verdade, eles se complementaram”, as moradoras contam. Quer acompanhar essa história desde o começo? Então leia também o Capítulo 1. 

A cozinha mudou tanto com a reforma que nem de longe lembra aquele ambiente sem graça entregue pela construtora. Quando Luciana Fioratti e Luiza Biagi Simões, do 2L Arquitetura, começaram a planejar as alterações, as moradoras já descreveram o que desejavam para o espaço: azulejos estilo metrô (ou subway tiles) e armários coloridos com o fundo vazado para os azulejos aparecerem ainda mais. Também era muito importante que a cozinha fosse prática e deixasse tudo à mão, por isso a marcenaria desenhada sob medida foi tão crucial. 

Além da sensação de amplitude e da necessidade de aumentar a iluminação natural, as designers queriam que o cômodo fosse aberto para a sala para não isolar quem estivesse cozinhando. Enquanto Rafa prepara as receitas mais elaboradas, Dani ajuda com as entradas e com a louça – as bancadas de mármore paralelas permitem que as duas ‘trabalhem’ ao mesmo tempo sem empecilhos. O piso, composto por ladrilhos hidráulicos que parecem se fundir com o assoalho de madeira, também foi uma ideia das moradoras.

22-decoracao-apartamento-cozinha-verde-pistache-integrada

23-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-piso-ladrilho-hidraulico

24-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-verde

25-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-piso-ladrilho-hidraulico

26-decoracao-apartamento-cozinha-integrada-armarios-verdes-subway-tiles

27-decoracao-apartamento-cozinha-armarios-verdes-puxadores

O quarto de casal segue a paleta de cores clarinhas do restante do apê, com pitadas de rosa e cinza sobre um fundo branco. “Queríamos o quarto clean e aconchegante. Além disso, adoramos almofadas na cama, para se jogar nelas mesmo”, Dani diz. Sua irmã, Gabi Lorenzetti, é sócia de uma marca de acessórios de decoração chamada Cosi Home, por isso boa parte dos objetos lindos que povoam os espaços são da loja. “Praticamente trouxemos a Cosi para dentro de casa. Cada peça que é lançada vira nosso novo objeto de desejo”, a moradora brinca. O criado-mudo com design contemporâneo foi feito sob medida por um marceneiro descoberto pela arquiteta Luciana em uma feira no Museu da Casa Brasileira.

28-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

29-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

30-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

31-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

32-decoracao-apartamento-quarto-marcenaria

33-decoracao-apartamento-quarto-estilo-escandinavo-tons-neutros

34-decoracao-apartamento-quarto-criado-mudo-marcenaria

Como tanto Dani quanto Rafa são designers e apaixonadas pelo tema, era inevitável que esse olhar se refletisse na decoração do apartamento. “Nossa profissão influencia na estética e no uso de cores. Nossa prateleira de livros, por exemplo, é separada por cores, não por nome ou gênero. Já tínhamos muitos elementos fortes, como a cozinha verde e a geladeira, então tentamos ser mais neutras na mobília para brincar com alguns itens especiais”, elas explicam. Esse cuidado com os detalhes é mais uma prova do quanto elas amam sua morada.

Fotos por Rafaela Paoli