Last Updated on: 14th maio 2021, 06:00 pm

Ter flores e plantas em casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe as dicas espertas da florista Mariana Bassi.

Final de ano é sempre aquela correria para escolher as receitas, definir a lista de convidados, conciliar vários eventos… então é fácil esquecer um detalhe ou outro, mas uma coisa que nunca pode faltar nessas comemorações são as flores, seja para enfeitar a mesa principal ou simplesmente trazer um ar de festa à casa. Apesar das versões tradicionais terem seu mérito, os arranjos de Natal não precisam necessariamente seguir os tons de vermelho e verde – aliás, um pouquinho de novidade não faz mal a ninguém. Por isso nossa sugestão para essa época do ano é apostar em um arranjo monocromático e com espécies delicadas, sem muita afetação. Acompanhe o passo a passo abaixo e descubra como montar o seu!

Espécies usadas: rosa branca, hortênsia branca e lisianthus branco

Passo 1: O recipiente sempre vai determinar a quantidade de flores a ser usada e também a altura que as hastes devem ficar. Nesse caso o arranjo começa rente à borda do vaso e aos poucos vai ficando mais alto no centro, em formato de bolinha.

Passo 2: Para facilitar, comece pelas bordas e aos poucos vá posicionando as flores que ficarão no centro. Certifique-se de que as hastes das últimas inseridas estejam um pouco maiores que as das usadas nas bordas.

Passo 3: Tente misturar bem as espécies para que o arranjo fique harmônico e equilibrado por todos os lados.

02-decoracao-arranjo-flores-brancas

04-decoracao-arranjo-flores-brancas

05-decoracao-arranjo-flores-brancas

06-decoracao-arranjo-flores-brancas

07-decoracao-arranjo-flores-brancas

No verão o calor é tanto que às vezes a gente sofre um pouquinho, então imagine as plantas e flores? Pra driblar a estação mais quente do ano, pedimos umas dicas a mais para a Mari.

A cor das flores influencia em sua durabilidade? Por exemplo, as flores brancas são mais sensíveis ao sol? Na verdade as cores claras são mais sensíveis ao frio, pois ele pode queimar suas pétalas. No calor, as flores em geral sentem um pouco, mas elas murcham ao invés de queimar. As flores tropicais são as mais resistentes em qualquer época no ano.

Considerando que o arranjo seja usado na mesa de Natal ou de Ano Novo, quanto ele deve ser feito? No máximo um dia antes para que as flores fiquem frescas e vistosas. E ele não pode ficar em um lugar abafado.

A dica de colocar pedras de gelo na água é válida ou acaba prejudicando as flores? Se o dia estiver muito quente, ajuda sim. Coloque uma pedra de gelo para que a água fique fresca, não gelada.

Que espécies você sugere para os lugares onde o verão é mais intenso? As tropicais, como alpínia e helicônia, em geral.

08-decoracao-arranjo-flores-brancas

09-decoracao-arranjo-flores-brancas

* Dica especial

Já ouviu falar do projeto Flor Gentil? Através dele diversos floristas e voluntários se unem para levar um pouco de alegria ao dia a dia de inúmeros idosos que vivem em asilos e casas de repouso. Funciona assim: os arranjos de flores que normalmente são descartados após grandes eventos, como casamentos ou formaturas, são retirados pelo Flor Gentil e levados até uma central – lá essas flores se transformam em novos bouquets, que são entregues aos idosos por voluntários. Com um pequeno gesto de carinho, a vida de todos pode ficar mais colorida! Para se voluntariar ou doar, é só entrar em contato pelo site www.florgentil.com.br

.

Fotos por Rafaela Paoli