Last Updated on: 10th fevereiro 2021, 07:11 pm

Essa matéria foi criada em parceria com a OBRAH, uma galeria online pensada para tornar a arte e o design mais acessíveis. Se você sempre quis ter obras de arte e quadros incríveis em casa, mas não sabia direito onde procurar, vem com a gente conhecer essa casa com paredes repletas de opções lindas e muito especiais da Obrah.

Trocar o apartamento por uma casa era uma vontade antiga do arquiteto e professor Tiago. Esse desejo passou a ser compartilhado pela Natally, também arquiteta, com a chegada de uma companheira de quatro patas em suas vidas: a cachorra Farofa. Por se tratar de um pet muito ativo, o casal começou a sonhar com uma casa com quintal e bastante espaço para brincar: “Primeiro tentamos procurar imóveis prontos, mas percebemos que nenhum se adequava ao que buscávamos ou à nossa verba, então nos abrimos para a possibilidade de construir do zero”, eles contam. E foi isso mesmo que fizeram. Há dois anos, os arquitetos vivem em um lar incrível e pensado sob medida para suas necessidades — e para as da Farofa, é claro! O projeto é assinado pelo escritório do casal, o Cambuci Arquitetos. Além dos projetos, Tiago também comanda um podcast que fala de arquitetura para não arquitetos, o Escala Humana.

Desde o começo, a empreitada foi bem desafiadora: primeiro, o dilema era encontrar um terreno dentro de suas expectativas e verba, e depois, criar um projeto com soluções acessíveis e administrar a obra. Felizmente todo o esforço foi recompensado: “Enquanto passávamos pelos processos burocráticos para a compra do terreno, fomos afinando o projeto e cada novo detalhe nos enchia de empolgação. A fase da obra foi bem cansativa e, quando finalmente nos mudamos, foi um misto de emoção e alívio por podermos descansar da loucura que foi esse processo”, o casal lembra.

Ainda que tenha dois pavimentos, o sobrado foge de uma disposição tradicional porque reúne todos os cômodos habituais de uma casa no piso superior, deixando o térreo livre para o quintal e outras áreas que não fazem parte do cotidiano de uma residência, como o escritório e até um estúdio de música. Assim, o dia a dia do lar se concentra no mesmo piso e, para trabalhar, os moradores podem se desconectar totalmente desse universo.

Mesmo a mudança tendo ocorrido há dois anos, nesse meio-tempo a casa continuou tomando forma com o mobiliário e a decoração, que foram sendo pensados aos poucos. Em meio a isso, as paredes ficaram por bastante tempo como espaços em branco, até que a Natally e o Tiago conheceram a galeria de arte online Obrah e completaram os cômodos com muitos quadros e cores: “Assim como as plantas, as artes foram importantes para dar vida e sentido pra casa. É o tipo de mudança que faz toda a diferença no espaço, mas só é sentida de fato quando acontece. Os ambientes ficam mais aconchegantes e, como a Obrah tem muitas opções, conseguimos estampar nossa personalidade”, conta Natally.

Na sala de estar, quadros da Obrah dão o clima que faltava para o ambiente, que conta com muitas peças especiais, como móveis projetados pelos moradores, garimpos e artes têxteis feitas por Natally. A princípio, o cômodo foi montado com os itens do antigo apê e adaptado conforme as necessidades: “Isso permitiu que fôssemos sentindo e entendendo o espaço enquanto ele tomava forma. Essa concepção orgânica tem tudo a ver com o estilo que queríamos para a casa, porque pra gente, lar é uma construção que se dá através do tempo”, diz o casal.

Já o quintal — motivo primeiro de todo o movimento de mudança de casa — além de ser o lugar perfeito para receber amigos e praticar esportes, cumpre muito bem sua função original: “Brincamos que a dona da casa é a Farofa, e o quintal é basicamente tudo o que ela mais gosta na vida: área pra brincar. Nos sentimos privilegiados por estarmos em São Paulo, em uma região central, e ter acesso a um espaço ao ar livre e contato com a terra e o sol”.

** E como estamos em semana de BLACK FRIDAY, adivinha só? Tem CUPOM da Obrah pra vocês: use o HISTORIAS10 para 10% OFF adicional em cima dos valores da Black Friday. Tá imperdível, né?!! (Cupom válido até 29/11) **

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Rafaela Paoli do Estúdio Pulpo

Continua no Capítulo 2