Last Updated on: 11th fevereiro 2021, 06:14 pm

É impossível escolher a melhor parte do apartamento da Sophie e de sua família: o predomínio do branco transmite calma e tranquilidade; as paredes de vidro permitem que o sol ilumine cada canto; a arquitetura modernista presenteia a vista com curvas impressionantes; e o verde das plantas está sempre ao alcance dos olhos, trazendo vida e frescor para os espaços. “É um apê onde você se sente como em uma casa, com a natureza onipresente”, contam os moradores.

De origem francesa, Sophie, seu marido e seus dois filhos vivem no Brasil há um ano — tempo suficiente para se apaixonarem pelo clima daqui. Para ter uma ideia, a moradora ficou tão inspirada com os novos ares que criou a Vaivém: uma marca de roupas de praia com peças 100% feitas em território nacional, que une sua visão de moda francesa à atmosfera praiana do litoral brasileiro. O mais legal é que seu ateliê também fica em casa e dialoga com sua forma de decorar: “Minha abordagem da moda é basicamente a mesma que uso na decoração”, ela explica. No espaço, assim como em todo o apartamento, os tons das paredes e móveis são neutros, o que favorece a criação de Sophie, destacando as cores e as estampas das coleções.

Tanto os quartos quanto o ateliê se abrem para pequenas varandas, onde a família gosta de aproveitar o ar livre, principalmente descansando em suas redes de balanço trazidas do estado do Ceará. Para eles, as peças, além de serem lindas e representarem bem o artesanato do Brasil, são os melhores lugares para relaxar. E falando em relaxar, essa é uma sensação priorizada em todos os espaços: “Os tons do quarto do casal são em azul e azul acinzentado. É muito calmante”, conta Sophie, que combinou fotos, desenhos e pinturas na parede atrás de sua cama, formando uma espécie de cabeceira.

No quarto dos filhos, garimpos dos lugares por onde já passaram, dentro e fora do país, trazem memórias para a decoração: um pôster vintage encontrado no Sri Lanka, um pequeno barco envernizado trazido de Paraty e por aí vai. Além disso, as escadas em caracol formam um elemento forte do projeto de arquitetura do apê: “Os quartos são como estúdios, com o banheiro no andar superior. Nossos filhos pré-adolescentes gostam muito da autonomia que isso lhes dá!”, diz o casal.

Com a casa tomada pelas folhagens do lado de fora e pela luz solar que entra à vontade pelas janelas, a família francesa já se adaptou bem ao lar que construíram com muitas memórias e afeto aqui no Brasil: “É bastante imperceptível, mas quando nos dizem que o apartamento se parece com a gente, significa que estamos em casa”.

Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello