Pronta para receber | Capítulo 1

Descubra cada detalhe da casa festiva e colorida da chef Renata Vanzetto

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

A família e os amigos mais queridos da chef Renata Vanzetto já sabem: seu apartamento é o ponto de encontro oficial da turma. Anfitriã nata, ela ama receber as pessoas e todo final de semana prepara algum almoço ou jantar especial. “Minha casa é pra isso. Curto receber, montar uma super mesa, fazer festa de aniversário aqui… nosso apê está sempre cheio de gente”, ela fala. Seu marido, o arquiteto Cassiano Bonjardim, também gosta de ver a casa movimentada – e até mesmo Ziggy, seu filho de 1 ano, já está acostumado a viver rodeado de amigos.

Antes de encontrar esse apartamento, Renata estava morando com Cassiano em um imóvel na Vila Madalena. O apê anterior era moderno, em um prédio novo, com pé-direito duplo e tudo mais, porém era muito pequeno. Quando a chef engravidou de Ziggy, ela se preocupou bastante achando que o lugar ficaria apertado para os três – e de fato ficou. Foi então que o casal partiu em busca de um apartamento maior para alugar, e de preferência que fosse perto dos restaurantes de Renata. Além da localização e do tamanho, outro sonho dela era ter uma cozinha integrada com a sala, mas foi difícil conciliar os três desejos em um só apê.

Depois de muito tempo procurando, o casal encontrou um apartamento quase perfeito: ele tinha o endereço certo e a metragem certa, mas a cozinha não era aberta. Renata teve a ideia de negociar com o proprietário e propor uma reforma para integrar os cômodos. Felizmente, ele topou. As mudanças mais impactantes ficaram concentradas na área da cozinha e da sala de jantar, porém os moradores aproveitaram a deixa para pintar os ambientes, trocar janelas, substituir os revestimentos dos banheiros e até criar um pequeno lavabo.

Como Cassiano é arquiteto, ele poderia ter tomado a frente da reforma, porém na mesma época da mudança ele estava inaugurando um bar em Pinheiros e precisava dedicar seu tempo à nova empreitada. Então a chef decidiu convidar a arquiteta Manu Albuquerque para realizar essa obra da cozinha. “Eu gosto muito do estilo da Manu, a gente é amiga há anos e se entende. Ela fez exatamente o que eu queria: marcenaria verde, puxador dourado, bancada de granilite, um ambiente espaçoso… e trouxe ideias diferentes, como as prateleiras de serralheria. Ela captou muito bem o que eu desejava. A cozinha é onde eu mais gosto de ficar. E o lugar mais lindo da casa, sem dúvidas”, Renata diz.

ONDE ENCONTRAR COM COSÌ HOME

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Renata e Cassiano já tinham muitos móveis trazidos do apartamento anterior, mas tiveram que comprar mais coisas, uma vez que o atual endereço é maior. Para achar essas peças que faltavam, a moradora foi fuçando e caçando em brechós, antiquários e feirinhas. Durante essas buscas ela encontrou, por exemplo, as poltronas de ferro que ficam na sala e as mesinhas de centro de madeira. “Fui comprando itens e misturando com o que eu já tinha. Queria uma casa colorida, com bastante planta, bem iluminada e com as coisas que eu gosto. Não curto nada muito sóbrio. Gosto de cor, de combinar estampas, de quadros… enfim, queria uma casa viva. Essa foi sempre a base”, explica.

A composição de quadros da sala de jantar exemplifica bem o estilo de decoração que a moradora mais curte: peças com memória e boas misturas. Ali o casal expõe obras de amigos artistas, cartões-postais, lembranças trazidas de viagem, pratos… é, de fato, uma parede inteirinha cheia de histórias. A mesa de jantar de Peroba também é muito importante. Além de ser o eixo onde os convidados e a família se reúnem, o móvel foi desenhado por Cassiano e executado pelo cunhado de Renata com as próprias mãos. Grandona, a mesa acomoda todo mundo e está sempre montada com as louças incríveis que a chef coleciona, como as que criou em parceria com a marca Cosi Home.

Não é difícil perceber que a cor predileta da Renata é o verde. A chef elegeu esse tom praticamente em toda a decoração de um de seus restaurantes, o Ema, e fez questão de replicá-lo em seu apartamento também. “Eu quis a cozinha verde, o lavabo verde… AMO VERDE. Mas as cores em geral são muito importantes aqui. O sofá laranja, por exemplo, garimpei bastante para encontrar. E tem ainda o colorido das plantas e dos quadros”, ela conta. Essa mistura leve e descompromissada reforça a vocação do apê para reunir os amigos o mais à vontade possível. * Quer continuar esse tour? Não perca os outros espaços no Capítulo 2.

Fotos por Luiza Florenzano

CONTINUA

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 10

  1. Olá! Tudo bem? Adorei esse apê! Vcs sabem dizer de onde é a mesa de jantar? Valeeeu

    Reply
    • Oi Ricardo, tudo bom?
      A mesa é uma peça super querida da moradora. É de madeira Peroba, foi desenhada pelo marido da Renata e executada por seu cunhado com as próprias mãos. Legal, né?

      Reply
  2. Que Decor maravilhoso! Amei a coifa, que marca é?

    Reply
    • Oi, tudo bom?
      Puts, vamos tentar descobrir. Infelizmente não sabemos.
      Beijos

      Reply
  3. Olá! Sabem dizer qual é o nome da cor da tinta verde? (a mais escura)

    Reply
    • Oi, tudo bom?
      A tinta verde usada pela moradora foi a Verde Coragem, da marca Coral. Bjs

      Reply
  4. Achei lindo o apartamento e adorei os itens personalizados de ema(xícaras, pratos, batedeira…). E a parede verde também.

    Reply
  5. Que apartamento lindo! Amei os sofás, o preto e o laranja. De onde são?

    Reply
    • Oi Carla, tudo bem? A casa é muito linda mesmo. O sofá laranja é de uma loja chamada Bazzi. O preto vamos tentar descobrir rs

      Reply

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa