Airbnb: Refúgio perfeito em Paraty

Em pleno centro histórico, uma casa charmosa com arquitetura colonial

Já pensou ter a chance de conhecer pessoalmente algumas das casas que publicamos aqui no blog? Com o Airbnb você tem a oportunidade de se hospedar em espaços incríveis espalhados por todo o mundo. Inclusive, no Brasil a seleção de opções é bem farta e muitos dos locais podem estar pertinho de você, a 2 ou 3 horas de distância. Fácil, vai? Ao invés de escolher um hotel convencional durante aquela viagem especial, não seria muito mais interessante passar alguns dias em uma casa de verdade? Você pode! É só acessar o site do Airbnb, digitar o destino da sua viagem e descobrir centenas de possibilidades. A história de hoje é uma delas, olha só:

Uma das coisas mais legais do nosso trabalho é visitar todas as casas que registramos, mas nunca havíamos tido a oportunidade de nos hospedar em uma delas até agora, por isso estávamos bem animadas com a viagem para Paraty em parceria com o Airbnb. Desde o início, nossa ideia era escolher um endereço próximo do Centro Histórico para poder vivenciar a cidade de forma mais completa, então a casa da Mercedes logo nos chamou a atenção. Ela fica em um dos trechos mais charmosos de Paraty e totalmente integrada ao dia a dia local. As janelas da sala de jantar, por exemplo, são voltadas para a rua, então é possível espiar o vai e vem de pessoas e até ouvir o canto dos artistas que circulam por ali.

Outro ponto que nos encantou na casa foi a arquitetura, é claro. Como somos apaixonadas pelo tema, sempre levamos a decoração em conta quando estamos escolhendo uma hospedagem, e a casa da Mercedes segue um estilo que representa nossas origens: a arquitetura colonial portuguesa. Na verdade, a maioria das construções do Centro Histórico ainda preserva características originais da época, como os telhados de duas águas e telhas de barro; as portas e janelas de madeira pintadas com cores fortes; as treliças em algumas das portas; as paredes e calçadas de pedra… como se a cidade conseguisse de alguma forma vencer a passagem do tempo. Aliás, os moradores levam a sério a conservação do Centro Histórico, tanto que Paraty foi convertida a Patrimônio Nacional em 1965.

Se hospedar em um Airbnb é uma maneira de viver a cidade como se você fosse um morador local – e isso torna toda a experiência da viagem ainda mais enriquecedora. Também gostamos muito de perceber que a casa da Mercedes é uma casa de família. Um lugar frequentado por eles constantemente, decorado com peças de afeto, coleções, objetos especiais… foi ali que seus filhos passaram a infância e onde ela se aprofundou em um tema que ama, então os espaços preservam essa energia aconchegante, como uma casa que abraça e que é cultivada com todo o carinho.

Para quem adora arquitetura e história, visitar Paraty é como voltar no tempo. As construções, as ruazinhas, as cores, o artesanato… tudo na cidade nos transporta para o passado. Retornamos dessa viagem inspiradas e com vontade de descobrir cada vez mais histórias por aí! E vocês, conhecem Paraty ou gostariam de conhecer? Contem pra gente!

Fotos por Luiza Florenzano

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 20

  1. Sou de São Paulo mas, Amo Paraty ❤️.

    Responder
  2. Essa matéria ficou muito boa. Parabéns. Amo Paraty.

    Responder
  3. Estive em Paraty, lugar muito especial!

    Responder
  4. Quem vai a Paraty , tem vontade de ir sempre !
    Eu sou uma delas !

    Responder
  5. Sou completamente apaixonada por Paraty. Já fui muitas vezes e sempre me encanto

    Responder
  6. Ninguém esquece Paraty. Uma viagem no tempo.

    Responder
  7. Conheço Paraty, uma vez no ano vou a algum festival que está acontecendo no momento. Foi em Paraty que conheci a pessoa que eu amo. Vivi experiências que um garoto do centro do Rio nunca tinha vivido. Gostei da ideia de se hospedar nas casas históricas, viver essa experiência nova seria muito legal … Matéria incrível adorei..

    Responder
    • Que maravilha visitar a cidade todo ano! Lá tem festivais muito bacanas mesmo, precisamos conferir o próximo de perto, rs.
      Legal que gostou do nosso relato da viagem 🙂

      Responder
  8. Realmente a arquitetura de Paraty é envolvente,assim com a cultura de rua e a hospitalidade dos moradores. Sou fascinada por essa cidade, suas ruas de pedras e o comércios do centro histórico. Tudo é muito encantador.
    Preciso conhecer a casa da Mercedes.

    Responder
    • Ah sim… você falou de um detalhe importantíssimo: a hospitalidade! É realmente uma cidade com algo de especial.

      Responder
  9. Tenho sorte de residir aqui!

    Responder
  10. Moro a duas horas de Paraty e sempre que posso estou lá! Se hoje pudesse escolher uma cidade para morar, sem dúvida seria Paraty!

    Responder
  11. Paraty e otimo, em todos os aspectos,saio de uberlandiâ 4 vezes ao ano para contemplar Paraty e não me canso…
    Inclusive arrumei um “caso” com uma tal Gabriela cravo e canela que me desnorteia,os alambiques são sem dúvida maravilhosos…
    Obrigado por existir Paraty……

    Responder
  12. O lugar que mais vezes voltei, e cada vez foi a primeira. O mesmo encanto, a mesma emoção, a mesma paixão do início. Paraty para mim é muito mais do que uma cidade turística, ela emana amor

    Responder
  13. Sempre penso em Paraty como um lugar que quero conhecer.
    Depois dessa hospedagem de vocês, quero muito.
    Amei tudo que mostraram.

    Vivi

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa