Airbnb: Refúgio perfeito em Paraty | Capítulo 2

Em pleno centro histórico, uma casa charmosa com arquitetura colonial

Já pensou ter a chance de conhecer pessoalmente algumas das casas que publicamos aqui no blog? Com o Airbnb você tem a oportunidade de se hospedar em espaços incríveis espalhados por todo o mundo. Inclusive, no Brasil a seleção de opções é bem farta e muitos dos locais podem estar pertinho de você, a 2 ou 3 horas de distância. Fácil, vai? Ao invés de escolher um hotel convencional durante aquela viagem especial, não seria muito mais interessante passar alguns dias em uma casa de verdade? Você pode! É só acessar o site do Airbnb, digitar o destino da sua viagem e descobrir centenas de possibilidades. A história de hoje é uma delas, olha só:

Quem passeia calmamente pelas ruas de pedras de Paraty talvez não preste tanta atenção na fachada com portas marrom-avermelhadas perto de uma das tantas igrejinhas da região, mas foi ali que Mercedes criou um lugar de repouso para ela e sua família. Desde a década de 1970, a turma tem um destino garantido nos dias de descanso, então a casinha faz parte de várias gerações e muitas histórias felizes. A atmosfera colonial da construção, o bom astral da cidade e as memórias do Centro Histórico tornam ainda mais deliciosa a experiência de viver – ou simplesmente passar uns dias – em uma casa tão interessante.

Característico de todas as casas coloniais de Paraty, o pátio interno é um dos espaços mais gostosos para reunir os amigos e a família. “O ambiente é propício para se tomar café da manhã ou aperitivos ao ar livre. E se alguém resolver cozinhar, não há, devido às esquadrias que dão para o pátio, possibilidade do cozinheiro se sentir isolado”, Mercedes explica. Na verdade, tudo fica conectado de alguma forma, já que a maioria das janelas da casa se volta para essa área – inclusive as dos quartos, que ficam no andar de cima.

Duas escadas levam ao piso superior: uma de madeira que tem início na sala e uma feita de pedras no pátio interno. Ali, as plantas tomaram conta do guarda-corpo e alguns matinhos mais resistentes até nascem em meio aos degraus. Em relação aos muros, somente algumas das colunas são originais, outras foram inseridas por Mercedes durante a restauração, mas sempre com a preocupação de manter o clima colonial da casa. Além da reforma principal, uma segunda alteração foi feita no início de 2001, também respeitando as regras do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Originalmente, o segundo pavimento não existia. Durante a restauração nos anos 70, verificamos que o enorme pé-direito comportaria um outro andar. Graças a isso a casa teve um grande acréscimo”, Mercedes conta. Na época seus filhos eram pequenos e eles sempre viajavam levando amiguinhos, então ela resolveu fazer um quarto grande com 4 camas para as crianças ficarem juntas e criar dois quartos de casal para os adultos. O teto dos quartos acompanha a caída original do telhado, e isso os deixa ainda mais charmosos.

A beleza simples e o legado arquitetônico que a casa da Mercedes evoca tornam essa visita mais do que especial. O espaço foi testemunha de muitas gerações, passeios, risadas e memórias da família, e ainda hoje é para lá que eles fogem quando querem descansar e escapar da correria. De fato, não existe lugar melhor para curtir dias de calmaria em Paraty.

Fotos por Luiza Florenzano

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 5

  1. Que sonho de casa…e ser em Paraty então: é a perfeição !

    Reply
  2. Bela matéria, sou seguidor e sempre tenho a empatia de me transportar para dentro das histórias e me sinto privilegiado por ter um conteúdo tão gostoso de se ler. Ansioso pela próxima publicação.

    Reply
    • Que orgulho ter leitores tão queridos. Obrigada por acompanhar todas as histórias!!
      Essa casa realmente nos pegou, porque pudemos vivenciá-la por completo. E é incrível demais. Beijos

      Reply
  3. Amoooo,…. as matérias de vcs!!! ótimo saber onde encontrar os produtos que decora os ambientes.

    Reply
    • Oi! Eba, que amor, obrigada… Sempre indicamos produtos similares de lojas que gostamos. Assim vocês conseguem montar uma decoração inspirada nas histórias. 🙂

      Reply

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa