Airbnb: Refúgio perfeito em Paraty | Capítulo 1

Em pleno centro histórico, uma casa charmosa com arquitetura colonial

Já pensou ter a chance de conhecer pessoalmente algumas das casas que publicamos aqui no blog? Com o Airbnb você tem a oportunidade de se hospedar em espaços incríveis espalhados por todo o mundo. Inclusive, no Brasil a seleção de opções é bem farta e muitos dos locais podem estar pertinho de você, a 2 ou 3 horas de distância. Fácil, vai? Ao invés de escolher um hotel convencional durante aquela viagem especial, não seria muito mais interessante passar alguns dias em uma casa de verdade? Você pode! É só acessar o site do Airbnb, digitar o destino da sua viagem e descobrir centenas de possibilidades. A história de hoje é uma delas, olha só:

Um céu azul da cor do mar; ruas cobertas de pedras brilhando ao sol; barquinhos de pescadores balançando com as águas; portas e fachadas coloridas que despertam a curiosidade de espiar o lado de dentro… é nesse ritmo leve que segue a vida em Paraty. Como se o relógio realmente não funcionasse do mesmo jeito naquelas bandas. Por trás de uma dessas despretensiosas portas de madeira pintada, se esconde o pequeno paraíso de Mercedes: uma casa inserida no coração da cidade, mas ao mesmo tempo um lugar para se esquecer do mundo.

A relação afetiva de Mercedes com a cidade começou há algumas décadas, nos anos 60. “Conheci Paraty quando cursava História na USP. A disciplina de História do Brasil Colonial solicitou um estudo da arquitetura colonial portuguesa e a partir daí se iniciou minha paixão. Desde então passei a frequentar a região de forma constante”, ela conta. Mas a Paraty daquela época não é a mesma de hoje em dia. “A cidade se restringia apenas ao Centro Histórico. Não existia mais nada em seu entorno e a única estrada para seu acesso era a Cunha-Paraty ou por mar. A maior parte das casas estava em ruínas e muitas delas à venda”, Mercedes lembra.

Como muitos imóveis estavam disponíveis naquele período, Mercedes viu a oportunidade de comprar uma casa bem no meio do Centro Histórico. A construção era antiga e malconservada, mas a localização acabou chamando sua atenção. Ao invés de simplesmente fazer uma reforma, a moradora se preocupou em restaurar elementos tradicionais da arquitetura local, porém propondo melhorias. “Para se ter uma ideia, as paredes eram de pau a pique”, ela diz. Obedecendo ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), manteve-se a altura do telhado e a fachada, mas a parte interna da casa passou por muitas mudanças.

O interesse de Mercedes por conhecer e preservar a história também se estende à decoração. Ela sempre gostou de antiguidades, então quando começou a mobiliar os espaços foi buscar tesouros garimpados em São João del-Rei e Tiradentes. Além disso, ela descobriu um antiquário vizinho à casa e com o tempo foi complementando sua coleção. “Adoro várias peças: o carrinho de bode, as mesas e aparadores. Muitas porcelanas e objetos recebi de minha mãe (nascida em Sabará, cidade histórica de Minas Gerais) e de minha sogra. São itens realmente bonitos e bem antigos”, fala.

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Apesar das mudanças feitas durante a restauração, a casa manteve o estilo e as características da arquitetura colonial. Do telhado com sua forma e telhas antigas, passando pelas paredes de pedra e pelo pátio interno até chegar às esquadrias coloridas – bem típicas de Paraty. “Adoro a cidade pela manhã, quando você pode apreciar as belíssimas fachadas e as ruas totalmente vazias”, Mercedes conta. * Que descobrir o restante da casa e saber mais sobre essa história? Confira também o Capítulo 2 aqui no blog!

Fotos por Luiza Florenzano

CONTINUA

ONDE ENCONTRAR

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


COMENTÁRIOS # 10

  1. Ela aluga a casa

    Reply
  2. Tudo muito lindo! Parabéns!!

    Reply
  3. Conheço essa casa a mais de 60 anos. A reforma de um bom gosto ímpar, sua decoração de fazer inveja a muitos decoradores.

    Reply
    • Uau!!! Que máximo que conhece a história da casa. É realmente encantadora, não é? Não queríamos vir embora mais, rs.

      Reply
  4. Conheço Paraty,e realmente é um lugar encantador.
    Sempre que posso volto a Paraty.

    Reply
  5. Muito linda essa casa! Tem o link do airbnb?

    Reply
  6. Que casa linda!

    Reply

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa