Last Updated on: 15th maio 2021, 06:29 pm

Cada casa ou apartamento que visitamos e compartilhamos aqui no blog tem ideias interessantes e soluções que podem te inspirar com a sua decoração. Já pensou nisso? O lar do Filipe e da Shelly é único – realmente difícil de encontrar um espaço igual – mas isso não quer dizer que essa história não tenha boas dicas para quem mora em lugares com uma configuração bem diferente.  Seu imóvel pode ser menor, ter um estilo totalmente distinto e talvez outros problemas a serem solucionados, mas é sempre bom conferir novas ideias, certo? Então veja abaixo 4 soluções bacanas do projeto! Quem sabe uma delas não funciona para você?

1. Caixilhos de vidro no lugar de paredes: A entrada de luz natural influencia bastante no clima de acolhimento de um espaço. O problema dos apartamentos térreos e de casas geminadas ou de vila é que esses locais tendem a ser mais escuros, com poucas janelas. O apê do casal tinha esse problema também, afinal só duas faces da planta possuem aberturas para o lado de fora. Para resolver a questão da luminosidade e de quebra trazer uma sensação de amplitude, o Estúdio Penha desenhou caixilhos de vidro para substituir as antigas paredes.

2. Pergolado de eucalipto: Morar em um apê térreo com jardim é realmente uma delícia, mas existe o problema da privacidade. Afinal, boa parte dos vizinhos consegue observar tudo o que se passa lá embaixo. Para driblar a questão e filtrar um pouco a luz do sol, o casal criou um pergolado de eucalipto na área mais próxima à cozinha. Abaixo da cobertura, eles montaram uma pequena sala de estar ao ar livre, com mesa de centro, sofá de ferro e redes de balanço.

3. Frontão de ladrilhos: Ama ladrilhos hidráulicos, mas não quer gastar tanto na reforma ou tem medo de enjoar fácil? Uma dica legal é aplicar o revestimento apenas na área do frontão da bancada da cozinha, como foi feito nesse apartamento. A faixa colorida com modelo hexagonal arremata o espaço sem pesar e virou uma das escolhas favoritas da moradora na obra.

4. Tubulação hidráulica aparente: Deixar a tubulação elétrica à mostra já é algo mais comum – ainda mais para quem se identifica com o estilo industrial – porém nesse projeto os arquitetos foram além e mantiveram também os canos hidráulicos à vista. Além de tornar a obra mais rápida e barata, a solução facilita manutenções futuras ou mesmo um eventual reuso.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia