Last Updated on: 15th maio 2021, 07:33 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Não demora muito para perceber que a casa de Thais e Henrique é um lugar feliz. Na verdade, a alegria faz parte da essência desse lar – desde o momento em que os moradores abrem a porta para as visitas com um sorriso no rosto até a hora em que colocam as crianças para dormir no final do dia. As cores e estampas da decoração refletem esse clima, enquanto a coleção de livros ocupando as estantes completa o cenário de encher os olhos. Basicamente, o local perfeito para criar duas filhas encantadoras: Laura, de 4 anos, e Rebeca, de 2. “Nosso apartamento é aconchegante e vive em constante mutação, assim como nós. Temos uma base bem pensada, mas que é decorada com leveza e despreocupação”, dizem. 

Thais e Henrique são formados em engenharia civil, mas atualmente sua área de trabalho é bastante diferente: o casal comanda a marca de enxoval infantil Mooui, criada pouco depois da chegada de sua primeira filha. Os dois nasceram em Londrina, se conheceram na época da faculdade e chegaram a viver em São Paulo durante 7 anos, porém decidiram voltar para o Paraná há três anos para realizar o sonho de ter seu próprio negócio. O apartamento da família fica no centro da cidade, onde é possível fazer muita coisa a pé e onde eles estão perto de tudo.

Thais lembra que não foi tão fácil assim encontrar um apartamento do jeito que imaginavam. Além da localização, o tamanho do imóvel também era importante – e eles sempre cruzavam com opções muito maiores ou menores que o desejado. Após alguns meses de busca, a sorte finalmente apareceu e o casal achou o que queria: um apê novo, com sala ampla e varanda integrada, de aproximadamente 130m². “Quando estávamos procurando um lugar para morar aqui em Londrina, fugimos dos apartamentos maiores, justamente porque acreditamos que podemos viver melhor e mais unidos em um espaço mais otimizado”, ela conta.

O apê estava praticamente pronto para a chegada da família, mas antes da mudança Thais precisou fazer algumas adaptações bem importantes. A principal delas era descobrir como acomodar sua enorme coleção de livros, afinal, são mais de 1.800 títulos – e todos guardados com muito carinho. “Em minhas casas, o ambiente sempre acaba girando em torno disso. Primeiro os livros são acomodados e depois vem o resto da sala. Não funciona de outro jeito…”, brinca. Os protagonistas do apartamento mereciam um lugar à altura, então a moradora encomendou uma grande estante de madeira para uma das paredes e completou a sala com duas estantes menores ao lado da TV. Mesmo assim, muitos títulos ficaram de fora, então é normal encontrar pilhas de livros sobre as mesinhas.

Mas o amor de Thais pelo colecionismo não para por aí. Ela também adora os tapetes trazidos de fora por parentes e amigos, e as capas de almofadas coloridas que vai trocando de tempos em tempos. “Temos uma de cada canto para onde viajamos juntos. Gosto da flexibilidade de misturar e mudar sempre!”, fala. Algumas delas vieram do Marrocos, um dos lugares mais incríveis que o casal já visitou.

Desde cedo, Laurinha e Rebeca aprendem a conviver com os objetos da casa, como os próprios livros. Ao invés de mudar toda a decoração para deixá-la mais ‘kids friendly’, Thais prefere ensinar as meninas a respeitar e ter cuidado com as coisas – os brinquedos, por exemplo, são permitidos livremente, desde que no final da brincadeira sejam guardados. “Nesse apartamento, desejávamos acima de tudo um clima aconchegante e de casa vivida. Apostamos nas bases brancas para então decorarmos com muita cor e itens que amamos”, o casal diz. * Ei, o tour pelo apê da Thais e do Henrique ainda não acabou! Veja mais no Capítulo 2…

Fotos por Rafaela Paoli

CONTINUA