Last Updated on: 16th maio 2021, 07:23 pm

Madeiras rústicas, peças vintage garimpadas, materiais reaproveitados, relíquias encontradas em viagens… no lar da administradora Gio, as marcas do tempo são bem-vindas. Aliás, não só isso. Elas realmente ajudam a contar a história da família e da casa onde escolheram viver. Os livros, quadros e fotografias também não estão ali só por estar – tudo tem seu porquê. De forma intuitiva, os moradores foram ocupando os espaços com tudo o que os representa, por isso a decoração tem uma identidade própria. Quer se inspirar nesse clima de casa com alma? Então veja algumas dicas:

Gosto pelo garimpo | 4 boas ideias

1. Estilo industrial na arquitetura: Deixar estruturas à mostra e reaproveitar materiais faz parte da filosofia do Estúdio Penha, responsável pela reforma, por isso não é de se estranhar que as paredes da casa sejam descascadas e que as tubulações fiquem expostas no teto. Para suavizar o efeito, tudo foi pintado de branco. “Os canos de elétrica percorrem toda a casa e os arquitetos são experts em projetos de iluminação, então nós curtimos muito o resultado”, a moradora conta.

2. Cozinha com churrasqueira: Apaixonada por um bom churrasco como todo gaúcho, a moradora queria muito uma churrasqueira na cozinha, então desde o início do projeto esse detalhe estava previsto. Como o espaço fica integrado à área externa, foi possível instalar uma churrasqueira no limite entre o lado de dentro e o lado de fora da casa. A mesa com bancos estilo ‘piquenique’ também traz esse clima informal que ela buscava.

3. Coleções expostas: Uma boa maneira de deixar a decoração mais pessoal é expor suas coleções. Gio, por exemplo, ocupou a parede ao lado da cama com chapéus, colares e outros itens de moda – assim os acessórios também viraram objetos decorativos. Para valorizar uma coleção, prefira concentrar tudo em um único lugar ao invés de espalhar seus tesouros pela casa.

4. Lareira ao ar livre: Infelizmente essa ideia só funciona para quem mora em uma casa com quintal, mas achamos que valia a pena colocá-la na lista pois é um dos elementos mais especiais para os moradores. Se você tem um quintal subutilizado ou um jardim que poderia ficar ainda melhor, que tal investir na criação de uma lareira ao ar livre? Com certeza sua família iria amar!

Fotos por Gisele Rampazzo