Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
É impressionante como a decoração é capaz de transformar completamente um espaço. Antes de se tornar o lar da gerente de vendas Julia e do engenheiro Adriano, esse imóvel com ares de loft no charmoso Edifício Louveira, em Higienópolis, era ocupado por um morador com um estilo muito diferente do deles. (Inclusive nós também publicamos a história dessa antiga fase do apê no comecinho do blog, vale conferir para ver as mudanças que aconteceram desde então). Sem precisar de reformas ou outras intervenções na parte arquitetônica, o casal inseriu sua personalidade em cada pedacinho do apartamento com muito bom gosto.
Na verdade, ter uma casa onde os dois se reconhecessem foi o que os motivou a mudar para esse endereço em primeiro lugar. “Decidimos morar juntos e queríamos algo com a nossa cara. Eu já conhecia o prédio e sempre que passava por aqui ficava curiosa olhando e pensando como seriam os apartamentos. A escolha desse apê, no entanto, foi ao acaso. Estávamos procurando um imóvel de um quarto só, mas com boa metragem, aqui no bairro e esse foi o único que apareceu. Bati o olho e fiquei animadíssima, o Adriano idem. Foi tipo entrar em um lugar e sentir: é aqui!”, Julia diz. E foi mesmo. Em menos de um mês o casal já estava estreando a nova casa.
A arquitetura impressionante do Ed. Louveira, projetado em 1946 por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, permite que os ambientes aproveitem ao máximo a luz natural e a paisagem no entorno. No apê do casal, por exemplo, as janelas de ponta a ponta emolduram as copas das árvores do jardim no térreo. “Quando vimos o apartamento, foi amor à primeira vista. O engraçado é que a decoração na época era bem diferente do nosso estilo, mas o espaço em si era perfeito. Tudo aberto, com janelões e muita luz. A gente já podia se imaginar morando ali”.
Algumas peças do antigo morador foram mantidas, como a estante dividindo a sala integrada, porém até mesmo nesse caso Julia e Adriano conseguiram dar uma nova cara ao móvel apenas com seus objetos e itens queridos. O casal conta que nunca buscou um estilo específico – eles foram criando o espaço aos poucos com coisas com as quais se identificavam. “Buscamos sempre deixar um clima aconchegante, aquela sensação que dá vontade de ficar em casa. Acho que isso é muito pessoal, mas foi o nosso norte”, Julia explica. Foi assim que surgiu o cantinho repleto de almofadas perto da porta de entrada, inspirado nos lares árabes – e hoje ele é um dos preferidos do casal.
Apaixonados pelo design brasileiro, Julia e Adriano investiram em alguns móveis consagrados para completar a decoração: as poltronas Tetê, de Sergio Rodrigues, e a poltrona Diz, também dele, são especiais – a última foi um presente surpresa de dia dos namorados para Julia. A fotografia Vermelho, de Lívia Aquino, e a jabuticabeira trazida do antigo endereço são outros xodós da moradora. E isso sem falar nos objetos garimpados nas viagens do casal pelo mundo, como o narguilé de Beirute, uma estátua comprada em Bali, uma fotografia da Tanzânia… “Essa viagem foi memorável! Subimos o Kilimanjaro e depois fizemos um safari no Norte do Serengeti, divisa da Tanzânia com o Quênia”, ela lembra.
Julia e Adriano são desprendidos, gostam de viajar e amam a liberdade – e de certa maneira seu apartamento reflete todos esses conceitos. A ausência de paredes, a abundância de luz natural e a presença do verde remetem ao espírito livre do casal. “Aqui em casa gostamos de curtir nossos momentos juntos e com pessoas queridas, e trazemos em cada cantinho nossas memórias”. * Quer acompanhar a continuação da história? Então clica no ‘Continua’ aí embaixo.
Fotos por Luiza Florenzano
De onde é o rack da tv? Que tom de madeira mais lindo!
Oi, tudo bom?
Puts, dessa vez não sabemos dizer. 🙁
Adorei as peças na mesa de café, parecem azulejos. Onde posso comprar?
Oi Teresa, tudo bom?
Essas peças lindas são bandejas de metal e azulejo mesmo, desenhadas pela designer Flavia Del Pra. Ela tem um ateliê com milhares de coisas bonitas.
Segue o email e insta dela: [email protected] (https://www.instagram.com/flaviadelpra/)
Beijos!
Amei essa estante! Eh modular?
Oi Renata, tudo bom?
Quando a moradora alugou o apto, a estante já veio junto, então não sabemos dizer de que loja é. Mas é modular sim.
Beijos
Olá, tudo bem? Gostaria de saber de onde é esse tapete 🙂 Obrigada!
Oi Mayra, tudo bom e você?
De qual tapete você gostou? O bege ou o vermelho?
Beijos
O vermelho =)
Ah tá, rs…
Esse vermelho é da marca By Kamy. Beijos
Muito obrigada!! 😉
Que ap,hein! Gostaria de saber de onde é esse macaquinho de madeira que aparece pendurado em um dos quadros da sala. Obrigada. bjos!
Oi Adriane, tudo bom?
Esse macaquinho já é super famoso. Foi criado pelo designer Kay Bojesen nos anos 50, acredita? Tenho quase certeza que a moradora comprou o dela em uma viagem, mas por aqui você encontra à venda na Scandinavia Designs: http://bit.ly/2fdOD9l
Beijos
Exato! Compramos em Copenhagen! Mas na Scandinavia Designs você encontra essa e outras peças do mesmo Designer.