Last Updated on: 16th maio 2021, 11:00 pm

Uma casa totalmente aberta – no sentido literal e figurado. Assim é o lar de Michele e Rafael: um lugar onde os ambientes têm poucas divisórias entre si e onde os amigos são sempre recebidos com um sorriso no rosto. Além da arquitetura inteligente, que foi buscar no passado as referências para uma construção mais acolhedora, os espaços trazem uma decoração sem neuras, feita a partir da somatória das peças que acompanham o casal há tempos – além de muitos livros, fotografias assinadas pelo morador, brinquedos das crianças e por aí vai.

Quem gostou da casa e quer se inspirar mais um pouquinho pode conferir 4 dicas interessantes abaixo ou reler a matéria completa AQUI.

Arquitetura viva | 4 boas ideias

1. Móveis soltos que passeiam pela casa: Os moradores adoram receber a família e os amigos, por isso os cômodos precisavam de uma configuração versátil. Uma boa maneira de conquistar essa flexibilidade é apostar em móveis soltos e leves, que podem transitar pelos espaços – como pufes, cadeiras de madeira e banquinhos.

2. Quadros expostos de forma descontraída: Esqueça as composições cheias de regras ou milimetricamente pensadas. A decoração de Michele e Rafael prova que os quadros podem ocupar diferentes alturas na parede (mais próximos do teto, pertinho do piso, ao lado do batente das portas…). Vale ser criativo na hora de expor retratos, gravuras e outras obras queridas.

3. Criados-mudos descombinados: “Não gosto muito de simetrias e paralelismo na decoração, então evito ao máximo. No quarto escolhemos criados-mudos e luminárias diferentes para as laterais da cama. Cada conjunto reflete os nossos gostos individuais”, Michele diz. Para tirar o quarto do óbvio, use a dica da moradora e procure dois móveis distintos – vale até usar mesinha ou caixote.

4. Livre de cortinas: As esquadrias pintadas de azul trazem identidade à casa, por isso Michele fez questão de não as esconder com cortinas. Para dosar a luminosidade que vem de fora ela instalou um toldo azul na área da varanda, que de quebra protege a entrada da sala nos dias de chuva.

Fotos por Gisele Rampazzo