Vanessajá morou em Barcelona e Curitiba, dois lugares que sempre despertarão memórias felizes, porém hoje ela e sua família vivem em um apartamento alugado no Morumbi, em São Paulo. Fotógrafa e apaixonada por decoração, ela usou seu olhar criativo e tirou proveito dos espaços amplos para expor com orgulho muitos móveis, quadros e objetos carregados de sentimento. A mistura dessas relíquias com peças novas trouxe ao apê um clima vintage, mas ao mesmo tempo moderno – do jeito que a moradora queria. * Se você perdeu o Capítulo 1, clique AQUI para conferir a matéria…
Compartilhado entre todos, o escritório é um ambiente acolhedor usado diariamente. De manhã Vanessa aproveita que as crianças estão na escola para trabalhar no computador, e durante a tarde elas tomam conta do espaço desenhando e espalhando papéis pelo chão. Para completar o clima de ‘canto de leitura’, a moradora usou uma estante antiga que pertenceu a seus pais e que a acompanha desde a infância – é nesse móvel que o casal reúne sua coleção de livros, muitos deles também herdados. “O fato de eu estar em casa full time é justamente a razão para tanto empenho em tornar o apartamento um lugar mais gostoso”, Vanessa conta.
No quarto principal, mais peças queridas e com história. A penteadeira de madeira escura e o criado-mudo foram da avó da fotógrafa, e a poltroninha mostarda é presente de um amigo do casal que morou em Barcelona na mesma época que eles. “Amo quando entra a luz pela manhã e destaca esses elementos. À noite o quarto é muito aconchegante também”, ela fala. A parede azul já estava pintada quando a família alugou o apê, mas eles gostaram tanto da cor que não tiveram coragem de mudá-la, então assim ficou.
“Os quartos das crianças, junto com a sala, são o coração da casa. Levamos anos, mas conseguimos chegar em como eles estão hoje e estamos muito felizes. No entanto, no futuro queremos que eles durmam juntos no mesmo espaço, porque achamos importante para a relação deles”, Vanessa explica. Enquanto essa mudança não acontece, os dois aproveitam ao máximo seus refúgios. Decorado com papel de parede de cactos e uma cama em forma de casinha, o quarto da caçula é uma doçura. Conforme a filosofia Montessoriana, tudo fica ao alcance de suas mãozinhas: brinquedos de madeira, instrumentos, livros…
Com ideias simples e poucas cores, o quarto do filho mais velho é outra diversão. Nas duas paredes ao redor da cama Vanessa usou adesivos de triângulo para deixar o ambiente lúdico e com um clima nórdico – aliás, a roupa de cama de pinheirinhos também segue essa linha. “Aqui não tem segredo, não tem frescura. É um lugar onde ele brinca de verdade. Acho que um quarto deve ter poucos elementos e brinquedos para que as crianças possam exercer a criatividade. Eu prezo muito pelo que é feito à mão, coisas regionais ou de madeira, e ele também adora construir itens com sucata”.
Sem deixar nada importante para trás, Vanessa transformou um apartamento alugado e básico em um mundo muito particular onde todas as peças do quebra-cabeças se encaixam. “O segredo para ter uma casa aconchegante e com personalidade é você ser você, não perder a sua individualidade e colocar elementos que te identificam na decoração. Nós nos vemos mais do que nunca em um universo infantil. Assim é a nossa casa de hoje, como a de ontem e a que virá amanhã”.
Fotos por Luiza Florenzano
Oi, em uma das fotos dos quartos do cacto tem um quadro de uma maçã com olhinhos no canto inferior direito. Vocês saberiam me dizer de onde é esse quadro? Obrigada!
Oi, tudo bom?
É de uma marca chamada Fine Little Day. https://www.finelittleday.com/product/apple-papple-poster/
Mas não temos certeza se eles entregam no Brasil ou se a moradora trouxe de fora.
Bjs
Amei a reportagem, tudo lindo e organizado, amei a decoração.
Ops, esqueci de perguntar em cima, qual a marca do papel de parede de cactos?
Respondemos com o link da marca. Vc viu? Bjs
Olá! Adorei a matéria! 🙂
A parede com desenhos de cactos é papel de parede?
Obrigada!
Oi Luiza, tudo bom?
Demais essa parede né? É um papel de parede de cactos sim. Foi comprado de uma marca gringa, mas vende aqui: https://www.etsy.com/listing/233129663/cactus-mural-large-wall-mural-watercolor
Outra opção é o papel Mandacaru, da branco. É lindo também, e mais em conta: http://www.brancopapeldeparede.com.br/produto/papel-de-parede-mandacaru-branco-e-verde-joana-lira-63117
Beijos
Oi, tudo bem? A cama em formato de casinha é de qual marca?
Obrigada!
Acabei de ver que já foi respondida, pode desconsiderar.
Amei! Simples, leve e lindo!
Que lindeza esse lar!!!!E essas roupas de cama dos quartos infantis,onde compraram???Obrigadaaaa,amei!!!
Oi Joyce, tudo bom?
Um amor a casa né? A roupa de cama é da marca Pessoinha: http://www.pessoinha.com/
Beijos
De onde é essa caminha de casinha linda?
Oi Mari!
A caminha é da Kraft Wrk, uma marca super legal. http://www.kraftwrk.com.br/kraft-kids
Beijos
Lindo demais!!! Inspiração pra mim. Amei.
Esse apartamento me representa! 🙂
Lindo! Muito parecido com o que, aos poucos, estamos fazendo em casa.
Na minha opinião, esse é um dos apartamentos mais lindos e aconchegantes que já vi por aqui! Quanto afeto numa decoração só!!!
Oi Ticiana! Tudo bom?
Uhuuu, que legal saber disso! Sempre tem uma decoração com a qual a gente se identifica mais né? Também amamos esse apto!
Beijos
Lindo demais!!❤️