Uma casa inspiradora e com um estilo bem particular, onde é possível perceber o dedinho dos moradores em cada mínimo detalhe, dos arranjos de flores secas pendurados em um galho aos móveis vintage usados de formas criativas. São esses pequenos encantos que definem a morada da jornalista Chris Campos, do artista plástico Zed e de Joaquim, seu filho de três anos. Confira também o Capítulo 1 para entender essa história desde o começo.

Quando Chris publicou seu primeiro post no Casa da Chris, há nada menos que 12 anos, ela não imaginava que a repercussão do blog seria tão grande. Na época quase não haviam sites desse tipo no Brasil, então a jornalista foi uma precursora, desvendando aos poucos todas as possibilidades de seu precioso espaço na internet. “No fundo eu sempre gostei de brincar de casinha e do tema decoração, mas a coisa ficou séria mesmo quando comecei o blog. Desde então vieram os livros, os eventos, os projetos na televisão…”, comenta ela. Além de descobrir que trabalhar com o que se ama é uma das melhores coisas do mundo, Chris aprendeu que as casas realmente mudam junto com a gente, por isso estão sempre em construção.

Finalizado recentemente, o ateliê da moradora ocupa um dos cômodos do imóvel e traz várias peças simples, porém charmosas. Para priorizar a funcionalidade e conseguir decorar o ambiente sem gastar muito ela apostou em uma mesa com pés de cavalete, estantes metálicas que acomodam a coleção de discos e duas mesinhas de apoio antigas para seus livros preferidos. Na parede a composição de objetos e quadros desperta a curiosidade: ao lado de algumas das pinturas de seu marido, como o coração com fundo rosa que ele lhe deu de presente quando ainda eram namorados, estão um cabide divertido, um número 1 feito com um cano de cobre e até mesmo um escorredor de louças de plástico.

28-decoracao-casa-da-chris-campos-escritorio-home-office-quadro

29-decoracao-casa-chris-campos-escritorio-quadros-cavalete

30-decoracao-casa-chris-campos-blog-home-office

31-decoracao-casa-chris-campos-parede-quadros-gallery-wall

32-decoracao-casa-chris-campos-parede-quadros-gallery-wall

33-decoracao-casa-da-chris-campos-blog-quadros-decora

34-decoracao-casa-da-chris-campos-blog-quadros-decora

35-decoracao-casa-chris-campos-parede-quadros-gallery-wall

36-decoracao-casa-chris-campos-escritorio-estante-livros

Após anos morando em apartamentos, Chris e Zed sentiam muita falta de ter um quintal e sonhavam em proporcionar essa vivência a seu filho. Por sorte, a mudança para a casa alugada trouxe de volta o prazer de reunir a família ao ar livre e garantiu um contato maior de Joaquim com a natureza. Além disso, a área externa generosa permitiu a criação de um ateliê de pintura para Zed e de um estúdio para ela, construído na garagem – é ali que Chris testa algumas das ideias de faça você mesmo apresentadas em seu quadro no programa Decora.

Em frente à porta da sala, no amplo corredor de entrada, a jornalista montou uma espécie de varanda, com direito a sofá de madeira, almofadas coloridas, inúmeras plantas e muitos objetos customizados por ela, como os vasos com pintura dourada ou o gabinete de estampa geométrica feita com tinta azul. Um tecido verde pendurado na parede e um tapete étnico deixam o lugar ainda mais acolhedor.

37-decoracao-casa-chris-campos-area-externa-jardim-plantas

38-decoracao-casa-chris-campos-armario-pintado-faca-voce-mesmo

39-decoracao-casa-chris-campos-area-externa-jardim-plantas

40-decoracao-casa-chris-campos-armario-pintado-faca-voce-mesmo

41-decoracao-casa-chris-campos-estampas-cores-almofadas

42-decoracao-casa-chris-campos-jardim-espreguicadeira

43-decoracao-casa-chris-campos-area-externa-jardim-plantas

44-decoracao-casa-faca-voce-mesmo-plantas-macrame-vaso

45-decoracao-casa-faca-voce-mesmo-plantas-vaso-pintado-dourado

Simplicidade é o lema no quarto do casal. A iluminação natural e a cama confortável eram cruciais para Chris, mas é claro que ela não resistiu a incluir pequenos mimos na decoração. O lustre de cristal veio da casa de uma de suas avós, as fotos de família foram coladas na parede sem seguir regras e a arandela foi desenvolvida pela própria moradora com mão-francesa, fio colorido e uma cúpula de abajur ‘pelada’. Algumas das pinturas de Zed também ficam em exibição temporária pelos cômodos, como a obra Cachoeira, hoje em exposição, que passou meses enfeitando esse espaço.

No quarto de Joaquim o aconchego e a praticidade também falam mais alto. Montado de acordo com a filosofia montessoriana, o ambiente tem tudo baixinho para que as coisas possam estar ao alcance de suas mãos: o colchão fica sobre um estrado no piso, a cômoda é menor que as convencionais e os suportes para brinquedos e livros também seguem a melhor altura possível para ele. Bandeirolas de tecido e muitos quadrinhos completam o cenário.

46-decoracao-casa-faca-voce-mesmo-quarto-chris-campos

47-decoracao-casa-faca-voce-mesmo-quarto-chris-campos

48-decoracao-casa-faca-voce-mesmo-quarto-quadros-luminaria-parede

49-decoracao-quarto-crianca-montessoriano-cores

50-decoracao-quarto-crianca-montessoriano-cores

51-decoracao-quarto-crianca-montessoriano-cores

52-decoracao-quarto-crianca-montessoriano-bandeirolas-tecido

O que faz a casa da Chris ser um lugar tão gostoso? Para ela é sua família e todas as referências que os três acumulam para compor um universo particular. E pra isso não importa de onde a inspiração vem: pode ser de diferentes fases da vida, de cidades recém-descobertas por eles, das memórias de infância, das pastas do Pinterest…  “Nesse momento acho que a casa tem um pouco de cada um de nós. Os brinquedos do Joaquim, as minhas invenções decorativas e os trabalhos do Zed são prova disso.”, resume ela.

Fotos por Luiza Florenzano