Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Quem vê o apartamento da estilista Manuela pela primeira vez pode jurar que ele fica em uma cidade tranquila do litoral, porém o imóvel com clima de praia está a poucos metros de uma das vias mais movimentadas de São Paulo, a Av. Rebouças. O segredo para driblar o entorno agitado e montar um refúgio tropical em plena metrópole está na atmosfera leve criada pela moradora, que recorreu a móveis despojados, tecidos étnicos e uma coleção de vasos com folhagens variadas para trazer personalidade aos ambientes.
No terceiro e último andar de um prédio charmoso em Pinheiros, o apê alugado foi um achado do namorado de Manu, o chef de cozinha Chico Ferreira. Antes de ela se mudar para o endereço cerca de dois anos atrás, Chico já vivia no espaço e o compartilhava com um amigo, que hoje se tornou vizinho do casal. Pouco ligados à decoração, os rapazes passaram três anos com o básico do básico, sem nem pendurar quadros ou expor objetos, então a chegada da estilista gerou uma verdadeira revolução nos cômodos.
A primeira intervenção de Manuela foram as plantas, espalhadas pela sala de estar, área de serviço e varanda dos fundos. Apoiadas em prateleiras sob a janela principal ou direto sobre o piso, elas trouxeram vida ao apartamento de imediato. Logo depois vieram os quadros e gravuras, agora devidamente pendurados, as almofadas coloridas e os tapetes, que contribuem para a sensação de aconchego. No hall de entrada a parede branca sem grandes atrativos ganhou frescor com a coleção de chapéus de palha e aos poucos todos os ambientes foram sendo preenchidos com muitos livros e itens garimpados pelo casal.
Por ser antigo o imóvel possui características únicas e muitas vantagens. Entre elas estão o pé-direito mais alto que o convencional, os cômodos amplos, as janelas de madeira e o sótão. Sim, por incrível que pareça o apê tem um sótão, acessado pela escada que fica logo na entrada, próxima à parede de tijolinhos rústicos. Manu chegou a montar ali o ateliê de sua marca de roupas e acessórios, chamada CABANA, porém conforme a procura pelos produtos cresceu ela precisou transferir o negócio para um espaço comercial – por sorte, seu escritório fica em uma sala do outro lado da rua, então basta atravessar e pronto.
Apaixonado por surf e culinária, Chico só fazia questão de uma coisa na casa: um lugar para guardar suas pranchas e seus inúmeros livros de receita. Penduradas no teto com vigas de madeira que já existiam por meio de cordas ou apoiadas no piso de tacos, as pranchas trazem cor e completam o ar praiano da decoração. Já os livros foram reunidos em prateleiras no segundo quarto, utilizado como escritório e sala de TV. Nesse canto as plantas também estão presentes, assim como as referências étnicas, vistas na manta estampada que cobre parte do sofá e na lanterna japonesa de papel.
Móveis e objetos garimpados, como a mesa de jantar de madeira ou o lustre da bancada redonda da cozinha, são complementados por peças herdadas ou reaproveitadas, como o sofá que pertenceu à irmã da moradora. Tudo sem muita regra ou preocupação: “Gosto de ambientes com história, então não queria um apartamento todo certinho. Casa para mim tem que ter alma e, acima de tudo, ser confortável e convidativa, sem muitas frescuras para poder se adaptar à vida daqueles que a habitam.”, resume Manuela.
Manu e Chico amam viajar e vão para a praia quase todo final de semana, mas eles também aprenderam a trazer um pouquinho desse clima descomplicado e pé na areia para a rotina de todo dia. “Nosso apê reflete nosso jeito descontraído de ser. Além de ele estar em constante mutação, sempre evoluindo com a gente, aqui nada é rígido ou pretensioso.”. Isso sim é morar com liberdade!
Fotos por Luiza Florenzano
Casa linda, casa com personalidade!!
Amei..me inspirou muito!!!
Ahhh, que bom Maura!!! O apê da Manu é super gracinha mesmo. 🙂
Adorei a simplicidade e leveza dos ambientes!
A casa mais linda e aconchegante que já vi
Está aí uma casa que fez MUITO juz ao título! Achei super cara de praia mesmo!
beijos
https://oladobeldavida.wordpress.com/