A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos lançar aqui no blog uma seção chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas produzem suas criações, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas… Acompanhe!

Guiadas pelo desejo de trabalhar colocando a mão na massa — ou mais precisamente, na terra —  as arquitetas Denise Yui, Julia Rettmann e Marina Smit se uniram para criar uma marca cuja identidade se baseia na comunhão entre plantas, objetos e espaços. Assim nasceu a Selvvva, um projeto de vida semeado no início de 2014 que rende novos frutos a cada dia. Como um contraponto à aridez da selva de concreto, os produtos e arranjos idealizados pelo trio são uma espécie de respiro no dia a dia corrido, pois permitem o contato com a natureza mesmo dentro de casa.

“A Selvvva é como um ambiente vivo, em constante transformação: aqui sempre cabe mais uma planta.”

Apesar de terem estudado juntas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP, as amigas seguiram direções diferentes logo que se formaram e acabaram explorando áreas paralelas, como fotografia, expografia e design gráfico. O interesse por esses assuntos nunca diminuiu, porém todas tinham uma inquietação muito grande em relação à rotina nos escritórios convencionais — afinal, passar o dia inteiro em frente ao computador não é exatamente a definição do trabalho dos sonhos. A vontade de desenvolver um projeto coletivo e a afinidade com o paisagismo as motivou a unir as experiências e os talentos de cada uma nessa iniciativa.

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-vasos-01

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-03

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-02
decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-04

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-05

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-06

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-07

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-08

Uma das razões para o sucesso da Selvvva é que a intimidade de Denise, Julia e Marina com a natureza não é de hoje: “O verde sempre foi muito presente nas casas em que crescemos. Além disso, nosso olhar treinado para a arquitetura nos ensinou a identificar a intensa relação das plantas com os ambientes e também a perceber a sensação de conforto que elas geram. Quando isso ficou claro para nós, o resto aconteceu espontaneamente, fomos nos empenhando, estudando jardinagem, pesquisando referências…”. O resultado de tanta dedicação pode ser notado em cada vaso pintado, em cada suporte inusitado e em cada folha nova que se abre na edícula onde elas trabalham, que fica em uma casa compartilhada no Jardins, em São Paulo — por pura coincidência, até no nome do bairro o tema favorito das meninas prevalece.

“Com nossas peças organizamos o espaço de uma maneira que dialoga com o aspecto orgânico da natureza.”

O imóvel, batizado de Casanova, abriga também outras empresas focadas em áreas distintas, porém todas dentro do universo criativo: “Aqui tem gente lidando com moda, tem um escritório de assessoria de imprensa e ainda a galeria de arte, então é uma atmosfera muito gostosa e nos faz bem conviver com outras pessoas de ramos diferentes.”, contam as arquitetas. Outra vantagem impossível de esquecer é o jardim dos fundos, que fica logo ao lado do estúdio da Selvvva e é um território liberado para que elas possam experimentar e sentir como cada planta se desenvolve no cotidiano. Ali são feitos testes de incidência de sol, de tipos de recipientes e de espécies para que as meninas descubram o que dá certo e o que precisa ser ajustado.

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-09

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-10

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-11

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-12

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-13

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-14

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-15

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-16

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-17

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-18

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-19

Quando o assunto é planta, fica difícil separar o trabalho do lazer: “Cada uma de nós tem sua própria coleção de espécies. Conforme vamos descobrindo alguma nova, vamos levando algumas para casa — no momento estamos apaixonadas pelos filodendros e pelas marantas, que são lindas e resistentes”. É claro que a parte chatinha atrás da tela do computador ainda existe, como as tarefas administrativas, porém o trio procura dividir as funções igualmente, tanto as divertidas quanto as nem tão legais assim. No fim das contas, as amigas sabem que lidar com natureza é lidar com vida e que nessa relação de troca todo o cuidado e carinho dedicado aos vasos e jardins é recebido de volta.

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-20

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-21

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-23

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-22

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-24

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-25

decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-26  decoracao-historiasdecasa-selvvva-plantas-27

Felizes com o caminho que estão traçando, Denise, Julia e Marina já têm planos para o futuro. Em breve começarão a comercializar seus produtos pela internet, o que irá facilitar as etapas de escolha e entrega. Além disso, a mudança ainda aumenta o alcance da marca, já que agora elas poderão encantar clientes também fora de São Paulo. Desde a primeira venda, quando as arquitetas puderam finalmente ver o ciclo de trabalho se fechando após tanta pesquisa nos bastidores, cada peça arrematada as faz lembrar de que possuem algo de bom a oferecer para as pessoas. Com uma pontinha de orgulho, elas gostam de imaginar seus arranjos e suportes dentro da casa dos outros, fazendo parte de suas vidas e transformando espaços.

.

Fotos por Luiza Florenzano